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Alterações em "Minuta Resolução 72/10 - Art. 6º"

Avatar: Karin Cristina da Silva Karin Cristina da Silva

Título

  • -{"pt"=>"Art. 6º"}
  • +{"pt"=>"Minuta Resolução 72/10 - Art. 6º"}

Corpo

  • -["Art. 6º Cursos que contenham disciplinas com carga horária a distância devem explicitar em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), além dos elementos obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares e normas internas da UFPR, o que tratam os incisos deste caput.\n\na) Distribuição da carga horária presencial e da carga horária a distância, por disciplina e no total do curso.\nb) Diretrizes para elaboração, seleção, aplicação e atualização dos materiais didáticos e das atividades a distância, conforme instrução normativa específica da Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) sobre o tema.\nc) Indicação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) institucionais para os processos de ensino e aprendizagem e de gestão acadêmica. Encerrada a disciplina, os conteúdos e registros deverão permanecer disponíveis no ambiente institucional para fins de avaliação externa.\nd) Previsão de período de ambientação para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) institucionais.\ne) Articulação das ferramentas tecnológicas e das metodologias para os processos de ensino e aprendizagem.\ne) Previsão de acessibilidade física, metodológica e digital em consonância com as normativas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE).\nf) Identificação do controle de frequência das atividades presenciais e síncronas mediadas e estratégias que ampliem a participação e o engajamento dos estudantes.\ng) Formas de avaliação, contemplando os critérios adotados e a previsão de, no mínimo, uma avaliação presencial. As avaliações presenciais deverão ter peso majoritário na composição da nota final de cada unidade curricular. Destas, ao menos um terço deverá ser constituído por questões discursivas de análise e síntese. Essa última exigência poderá ser dispensada para as avaliações realizadas por meio de atividades práticas."]
  • +["

    Art. 6º Cursos que contenham disciplinas com carga horária a distância devem explicitar em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), além dos elementos obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares e normas internas da UFPR, o que tratam os incisos deste caput.

    a) Distribuição da carga horária presencial e da carga horária a distância, por disciplina e no total do curso.

    b) Diretrizes para elaboração, seleção, aplicação e atualização dos materiais didáticos e das atividades a distância, conforme instrução normativa específica da Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) sobre o tema.

    c) Indicação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) institucionais para os processos de ensino e aprendizagem e de gestão acadêmica. Encerrada a disciplina, os conteúdos e registros deverão permanecer disponíveis no ambiente institucional para fins de avaliação externa.

    d) Previsão de período de ambientação para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) institucionais. e) Articulação das ferramentas tecnológicas e das metodologias para os processos de ensino e aprendizagem.

    e) Previsão de acessibilidade física, metodológica e digital em consonância com as normativas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE). f) Identificação do controle de frequência das atividades presenciais e síncronas mediadas e estratégias que ampliem a participação e o engajamento dos estudantes.

    g) Formas de avaliação, contemplando os critérios adotados e a previsão de, no mínimo, uma avaliação presencial. As avaliações presenciais deverão ter peso majoritário na composição da nota final de cada unidade curricular. Destas, ao menos um terço deverá ser constituído por questões discursivas de análise e síntese. Essa última exigência poderá ser dispensada para as avaliações realizadas por meio de atividades práticas.

    "]

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